Para a capoeira, utilizamos basicamente o berimbau, o atabaque, o pandeiro, o agogô e o réco-réco.
O BERIMBAU
O "berimbau" é um instrumento de percussão de origem africana, é um instrumento usado tradicionalmente na capoeira para marcar o ritmo da luta, aqui no Brasil ele também é conhecido por vários outros nomes como: rucungo, urucurgo, orucungo, oricungo, uricungo, rucungo, ricungo, berimbau de barriga, gobo, marimbau, bucumbumba, bucumbunga, gunga, macungo, matungo, mutungo, aricongo, arco musical e rucumbo. No sul de Moçambique, este instrumento tradicional tem o nome de xitende. Em angola chamado hungu ou m'bolumbumba. O berimbau era usado antigamente por vendedores ambulantes para atrair fregueses, no inicio a capoeira era acompanhada somente por palmas e toques de tambores, posteriormente foi introduzido o berimbau, só se ligou à capoeira no século xx. "introduzido pelos angoleiros, o berimbau se tornou a grande estrela da roda de capoeira. O berimbau é constituído de um arco feito de uma vara de madeira e um fio de aço (arame) preso nas extremidades da vara. Em uma das extremidades do arco é fixada uma cabaça, que funciona com caixa de ressonância. O tocador de berimbau utiliza uma pedra ou moeda (dobrão), a vareta e o caxixi para produzir os sons do berimbau.
CLASSIFICAÇÃO:
Berimbau de barriga: tem a cabaça ressonante fixada no arco, e movimentada na direção da barriga ou contrária a ela. É o que conhecemos normalmente por "berimbau". Ele pode ser classificado em outros tipos, segundo o timbre que apresenta:
· Gunga ou berra-boi: berimbau de som grave, usado para fazer a base do toque numa roda de capoeira (geralmente têm cabaça grande).
· Viola ou violinha: berimbau de som agudo, usado para variar sobre a base do toque (geralmente têm uma cabaça pequena).
· Médio: o timbre se encontra entre o do gunga e o do viola. É usado para variar um pouco sobre a base, deixando variações mais elaboradas para o berimbau mais agudo.
PARTES DO BARIMBAU
a) Verga: é o arco de madeira. Nos berimbaus de melhor qualidade é de “biriba”, um pau encontrado em alguns Estados do Nordeste.
b) Arame: é de aço e muitas vezes retirado de pneus de automóveis.
c) Cabaça: é fixada na verga por um barbante para dar ressonância.
d) Dobrão: antigamente era uma moeda de cobre, hoje pode ser uma arruela de metal ou pedra de rio.
e) Caxixi: chocalho de palha ou vime com sementes dentro.
f) Vareta ou baqueta: de madeira. É usada para bater no arame, geralmente feita de bambu.
g) Ramim: barbante que prende a cabaça e o arame.
O ATABAQUE
Atabaque é um instrumento musical de percussão. O nome é de origem árabe: at-tabaq (prato). Constitui-se de um tambor cilíndrico ou ligeiramente cônico, com uma das bocas coberta de couro de boi, veado ou bode.
O PANDEIRO
Pandeiro é o nome dado a instrumentos musicais de percussão que consistem numa pele esticada numa armação (aro) estreita, que não chega a constituir uma caixa de ressonância.
Na capoeira ele é utilizado dentro dos toques como complemento e ritmo.
AGOGO
O agogô é um instrumento musical, compõe-se de duas até 4 campânulas de ferro ou coco, ou dois cones ocos e sem base, de tamanhos diferentes, de folhas de flandres, ligados entre si pelas vértices.
Para se tirar som desse instrumento bate-se com uma baqueta de madeira nas campânulas do instrumento. Na Capoeira, o Agogo serve como base de ritmo.
O RÉCO-RÉCO
Reco-reco (também raspador, caracaxá ou querequexé) é um termo genérico que indica os idiofones cujo som é produzido por raspagem. No Brasil, a forma mais comum é constituída de um gomo de bambu ou uma pequena ripa de madeira com talhos transversais. A raspagem de uma baqueta sobre os talhos produz o som.