Preservando a Arte, a Cultura e a Cidadania

A Arte Capoeira

 

 

A capoeira foi desenvolvida (Séc. XVI) pelos índios e negros escravos do Brasil, mais precisamente em Salvador Bahia, como forma de resistir aos seus opressores, praticar em segredo a sua arte, transmitir a sua cultura e melhorar a sua moral. Acredita-se que a capoeira nasceu aqui a partir de uma mistura de lutas, danças e rituais de diversas partes da África. Outros acreditam que ela é uma mistura da cultura africana com a cultura indígena, uma vez que os índios brasileiros, por volta de 1630, tinham um ritual onde misturavam música, dança e luta. Além da origem do termo, que a maioria dos etnólogos acreditam que seja originário do tupi-guarani, “caa” significa mato e “puera” que foi mato. Diziam que quando o negro fugia ia para o mato, para a “capoeira”. Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim à Capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros.

Durante o século XVI, Portugal enviou escravos para a América do Sul, provenientes da África Ocidental. O Brasil foi o maior receptor da migração de escravos, com 42% de todos os escravos enviados através do Atlântico. Os seguintes povos foram os que mais frequêntemente eram vendidos no Brasil: grupo sudanês, composto principalmente pelos povos Iorubá e Daomé, o grupo guineo-sudanês dos povos Malesi e Hausa, e o grupo banto (incluindo os kongos, os Kimbundos e os Kasanjes) de Angola, Congo e Moçambique.

Há registros da prática da capoeira nos séculos XVIII e XIX nas cidades do Rio de Janeiro, Recife e Salvador, porém durante anos a capoeira foi considerada subversiva, sua prática era proibida e duramente reprimida.

Devido a essa repressão, a capoeira praticamente se extinguiu no Rio de Janeiro, onde os grupos de capoeiristas eram conhecidos como maltas, e em Recife, onde segundo alguns a capoeira deu origem à dança do frevo, conhecida como o passo.


 



© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode